Menu fechado

9 tipos de pessoas tóxicas

9 tipos de pessoas tóxicas que podem acabar com a sua vida sem você perceber

Saiba como identificar pessoas tóxicas a sua volta e se livrar delas.

No mundo competitivo de hoje vemos cada vez mais um desespero para se chegar ao sucesso, á riqueza, á um grande cargo, á casa própria, um carro novo, celular novo, etc. Na maioria das vezes essas pessoas vivem mais de aparências do que qualquer outra coisa, usam marcas caras apenas para demonstrar um status que na verdade não possuem, ou seja, mascaram quem realmente são através de objetos, são capazes de comprar um celular de última geração parcelado em 18x apenas para se manter na moda, criam dívidas e problemas com os quais não sabem lidar e entrar em um circulo vicioso sem fim. Mas o que isso tudo tem haver com as pessoas tóxicas? Bem, essas são as pessoas que para esconder quem realmente são se tornam extremamente tóxicas, pois fazem de tudo para esconder sua insegurança.

No mundo competitivo de hoje vemos cada vez mais um desespero para se chegar ao sucesso, á riqueza, á um grande cargo, á casa própria, um carro novo, celular novo, etc. Na maioria das vezes essas pessoas vivem mais de aparências do que qualquer outra coisa, usam marcas caras apenas para demonstrar um status que na verdade não possuem, ou seja, mascaram quem realmente são através de objetos, são capazes de comprar um celular de última geração parcelado em 18x apenas para se manter na moda, criam dívidas e problemas com os quais não sabem lidar e entrar em um circulo vicioso sem fim. Mas o que isso tudo tem haver com as pessoas tóxicas? Bem, essas são as pessoas que para esconder quem realmente são se tornam extremamente tóxicas, pois fazem de tudo para esconder sua insegurança.

Vou descrever os principais tipos de pessoas tóxicas e como você pode sair da influencia dessa pessoa. Vale lembrar que podemos encontrar essas pessoas em todos os lugares, no trabalho, na família, nas amizades, na escola e que não há idade para isso. Já vi desde crianças tóxicas até idosos.

Tipo 1 – Pessoas arrogantes

Há uma grande diferença entre arrogância e confiança. Uma pessoa confiante vai inspira-lo a seguir adiante, uma arrogante vai coloca-lo para baixo. Esse tipo age como se soubesse mais do que você, em todos os assuntos, menosprezando seu conhecimento, estudo, esforço e suas ideias, não importa o quanto você tente argumentar com ela na tentativa de mostrar seu ponto de vista, essa pessoa vai continuar batendo o pé na mesma situação até que você concorde com ela.

Com esse tipo não adiante tentar conversar, dialogar ou mostrar que ela pode estar enganada ou que existe uma forma melhor de fazer algo, qualquer outro jeito diferente do dela coloca em risco sua falsa auto estima e faz com que se sinta ameaçada. O melhor a fazer nesse caso é o famoso entra por um ouvido e sai pelo outro. Se estiver lidando com um chefe, você precisa saber que provavelmente ele se sente ameaçado e incapaz de exercer aquela função, fale com ele como se estivesse pedindo sua opinião, dessa maneira essa pessoa se sentira mais segura e te dará respostas mais corretas.

Tipo 2 – Pessoas vítimas

Esse é um dos piores tipos de pessoa que existem, são pessoas que nunca assumem o que fazem e sempre procuram algo ou alguém para culpar, culpam o presidente, a economia, o cachorro, o vizinho, o marido ou a mulher, os filhos, a sogra….enfim, qualquer coisa ou qualquer um que não sejam eles. É aquela vizinha que toda vez que te encontra despeja um caminhão de problemas em cima de você, ou pior ainda quando é um parente ou uma amiga que e liga só pra dar noticias ruins e ….reclamar da vida. Você pode estar passando por um problema seríssimo, sua dor nunca será maior que a dela, essa pessoa pode até enumerar todos os problemas que teve desde 1900 e bolinha para justificar seu sofrimento.

Esse tipo de pessoa suga sua energia e bombardeia você com todo tipo de energia negativa e quando se der conta fica até com dó do infortúnio daquela pessoa

O melhor a fazer nessa situação é simplesmente ignorar a reclamação da pessoa mudando de assunto e não permitindo que ela te contamine com a negatividade dela. Em muitos casos metade do que a pessoa conta é um exagero criado por ela mesma.

Tipo 3 – Pessoas controladoras

Esse tipo é aquele que sempre sabe tudo e a melhor forma de se fazer qualquer coisa, acham que estão sempre certas e que são melhores que os outros em tudo. Geralmente são pessoas que não conseguem ouvir os demais, pois estão sempre focados no próprio ego, você pode conhecer uma maneira mais fácil de fazer a mesma coisa, mas a pessoa insiste em fazer do jeito dela. O problema é que muitas vezes esse tipo de pessoa está bem próxima de você e além de não permitir que você tenha voz, também o fazem se sentir um verdadeiro fracassado. Esse tipo pode se fazer de amigo e mostrar até interesse pela sua vida, o que faz com que você se abra e conte a ele todas as suas dificuldades, erros e acertos.  Tenha certeza que toda informação que essa pessoa obtiver será usada para menospreza-lo, diminui-lo e principalmente para controlar a sua vida.

A melhor maneira de lidar com esse tipo, que é muito parecido com o primeiro tipo, é não contar da sua vida para ele, não o deixe saber de nada que acontece, não conte seus segredos nem nada parecido, faça ar de mistério e desconverse quando lhe perguntar algo. Sem informações sobre você, essa pessoa não tentará controla-lo.

Tipo 4 – Pessoas Invejosas

Esse sem dúvida é o pior tipo de todos, pois uma pessoa invejosa passa mais tempo cuidando da sua vida do que da dela. Essa pessoa não tem nenhuma alegria da vida e não quer que mais ninguém tenha. É um tipo extremamente perigoso, pois deseja o mal consciente aos outros, energia preta na radiestesia, quer o que é do outro, pois no fundo se sente incapaz de conseguir por conta própria. Esse é um tipo bem fácil de detectar, pois sempre acha que os outros é que tem inveja dela.

Com esse tipo o melhor a fazer é realmente ficar longe e evitar ao máximo o contato com essa pessoa. A inveja é causada por uma grande falta de auto estima, de amor próprio, muitas vezes desde a infância foi colocada em segundo plano ou teve suas necessidades mais básicas negligenciadas, o que faz dela uma pessoa extremamente frustrada.

Tipo 5 – Pessoas Mentirosas

Muitas pessoas são mentirosos crônicos, toda sua vida não passa de uma farsa, são aquelas que sempre dizem que são dão bem em tudo, que são mais espertos ou inteligentes que os outros, que estão sempre contando vantagem, que dizem tirar proveito dos ouros por serem menos espertos que eles, ou em outros casos contam histórias terríveis para sensibilizar quem os ouve. O problema  aqui é que você nunca vai saber quando a pessoa esta dizendo a verdade ou uma mentira, o que torna esse tipo difícil de ser identificado, mas neste caso recomendo observar se quando ela fala é capaz de olhar nos olhos ou não.

Tipo 6 – Pessoas Negativas

Costumo dizer que a negatividade é uma doença contagiosa que espalha infelicidade por onde passa. Pessoa negativas geralmente estão irritadas com o mundo o tempo todo, vivem reclamando de tudo, estão sempre ressentidas com algo ou alguém, são extremamente desconfiadas e sempre veem o pior dos outros. Nesse tipo você encontra aquelas pessoas que assistem a vinte jornais diferentes e só falam de desgraça, de morte, de roubo, de estupro, de assassinato e de qualquer outra coisa rum que aconteça no mundo.

Esse tipo não se contenta em viver na negatividade, ele quer arrastar todos a sua volta para o mesmo padrão de medo, insegurança e desconfiança em que vive. O melhor a fazer é se afastar desse tipo de pessoa e se isso não for possível, não se deixe contaminar com a negatividade. Lembre-se que para haver as trevas, é necessário que haja uma grande luz atrás das trevas.

Tipo 7 – Pessoas Gananciosas

Como eu disse no inicio do texto há muitas pessoas que só pensam em ter, muito disso vem da própria cultura consumista em que vivemos. Não há nada de errado em desejar crescer profissionalmente, ganhar muito dinheiro, viver com conforto e buscar tudo aquilo que seu coração realmente deseja. O grande problema do ganancioso é que ele não mede esforços para alcançar o que deseja, mesmo que tenha que passar por cima de outras pessoas, são aqueles que costumam puxar o tapete do outro sem pensar nas consequências.

O melhor a fazer é simplesmente se afastar desse tipo de pessoa ou você poderá se tornar um alvo.

Tipo 8 – Pessoas que Julgam

Há uma grande diferença entre julgar baseado em fatos e julgar por criticar. Esse tipo de critica nunca é construtiva e geralmente é baseada apenas naquilo que a pessoa acredita que sabe, ou acha que sabe, muitas vezes com informações baseadas no que outra pessoa disse a elas. São muito rápidas em julgar e formar uma opinião superficial sobre algo ou alguém, tiram conclusões precipitadas e mesmo quando percebem isso não voltam atrás e nem pedem desculpas. São péssimas ouvintes e nunca conseguem se comunicar com eficiência.

O melhor a faze neste caso é deixar que essa pessoa se resolva sozinha, não vale a pena tentar convencê-la de que está errada, até porque, ela não vai te ouvir. Lembre-se também de não dar ouvidos ao que ela diz nessas situações.

Tipo 9 – Pessoas Fofoqueiras

Esse tipo é terrível, pois a fofoqueira não se preocupa se o que ela está falando e verdade ou não, muitas vezes ela aumenta a fofoca só pra dar mais importância a situação. Esse tipo também gosta de emprestar o ouvido para que você conte as coisas a ela, assim terá mais assunto para fofocar com os outros. Se uma pessoa faz uma fofoca para você, também fará de você para outra pessoa sem distinguir a realidade da especulação.

Neste caso o melhor a fazer é não dar ouvidos a fofoca, não contar sua vida para pessoas fofoqueiras e manter certa distância dessas pessoas.

Existem vários outros tipos de pessoas tóxicas, como os egoístas, que só te procuram quando precisam da sua ajuda; as alarmistas, que se enquadram também nas pessoas negativas; as hipócritas, que dizem uma coisa boa para você e falam mal de você pelas costas; as fantasmas, que se dizem ser sua amiga ou amigo, mas nunca estão por perto quando você precisa.

Em muitos casos a pessoa pode apresentar características de vários tipos como por exemplo, a vitima controladora, ou a fofoqueira invejosa, creio que com as descrições acima será muito mais fácil detectar essas pessoas e se afastar delas.

Por: Lisandra Morgado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat